Novidades
Notícias Vetoeiras
Programa “Patas Em Forma” 27-03-2015

Como sabe, no VetOeiras a nossa preocupação é a saúde e bem estar do seu animal e foi por isso que criámos o programa “Patas Em Forma”! Tal como nas pessoas, a vida sedentária dos animais e a falta de tempo da parte dos donos são alguns dos factores que influenciam o ganho de peso.

Os gordinhos tendem a ser aqueles que mais procuram os donos para pedir comida, o que faz com que, erradamente, as pessoas pensem que estes animais são animais mais felizes, devido a esta interacção. Na verdade o ser “gordinho” potencia uma série de alterações como problemas cardíacos, respiratórios, cutâneos, urinários, entre tantos outros. Considera-se que um animal tem excesso de peso quando a sua gordura corporal ultrapassa 20% do peso ideal, ou obeso se este valor atingir os 40%.

Infelizmente, ao contrário da população humana, não existe uma fórmula específica para avaliação do peso animal em relação ao tamanho, isto é, um gato magro de grande porte poderá pesar tanto ou mais que um gato pequeno mas obeso. Desta forma, para avaliar se o seu animal tem excesso de peso deverá palpar a gordura superficial sobre as costelas e verificar se tem ou não cintura e/ou gordura abdominal (barriguinha).

Por outro lado, deverá ter em atenção o comportamento do seu animal, percebendo se detém a capacidade de realizar exercícios e/ou se manifesta dor ou cansaço ao movimentar-se.

Porque queremos que o seu patudo perca peso de uma forma saudável, no “Patas em Forma” não nos limitamos a pesar o seu animal! Fazemos também uma avaliação corporal completa com medição do perímetro abdominal e avaliação muscular, bem como uma avaliação nutricional. Definimos também um conjunto de exames (básicos ou avançados) que nos dão a conhecer factores sanguíneos e endócrinos que influenciam o peso. Se acha que o seu patudo poderá estar um bocado “cheínho”, não hesite! inscreva-o no programa “Patas em Forma”, a primeira consulta é grátis!

Responsáveis pelo PATAS EM FORMA:

• Elise Fernandes [Enfermeira Veterinária]

• Carina Ferreira [Médica Veterinária]

Subscrição da
Newsletter
Receba todas as nossas novidades e notícias ao subscrever a newsletter!
Junte-se a nós
Facebook VetOeiras
 
 
Estrada de Oeiras, Nº 18 - 20, 2780-114 Oeiras
Tel.: +351 214 415 438
Fax: +351 214 416 099
design binário