Novidades
Notícias Vetoeiras
Diabetes Mellitus 15-09-2015

O Diabetes Mellitus caracteriza-se por um aumento da glucose (açúcar) no sangue e na urina.

O Diabetes Mellitus (DM) pode surgir pelas seguintes causas:

• A genética, tendo origem, normalmente na diminuição da secreção de insulina pelo pâncreas e caracteriza-se como Diabetes tipo I, sendo mais frequente em cães.

• A incapacidade de resposta à insulina, normalmente em animais com o excesso de peso, de nome Diabetes tipo II, sendo mais comum em gatos esterilizados

Para que os órgãos do corpo possam trabalhar, estes precisam de energia sobre a forma de açúcar. A insulina permite que as células captem glucose a partir do sangue, forma portanto uma ponte entre este último e os órgãos. Nos pacientes com diabetes, a insulina é insuficiente ou não trabalha correctamente, impedindo que a glucose chegue aos órgãos, permanecendo no sangue.

Para compensar o aumento de açúcar no sangue, o seu excesso é eliminado na urina. Estes dois indicadores – aumento dos níveis de glucose na urina e no sangue – permitem o diagnóstico da doença.

Em termos comportamentais, a falta de açúcar nos órgãos provoca um aumento do apetite e diminuição da saciedade, concomitantemente ocorre um aumento da ingestão de água por parte do animal, motivo pelo qual aumenta a frequência urinária.

Após o diagnóstico, é necessário um controlo alimentar e de medicação, mas, adoptando um estilo de vida saudável e o tratamento indicado, o seu animal pode ter uma excelente qualidade de vida e uma esperança média de vida igual a um animal não diabético. Nada melhor que manter o seu animal dentro do peso ideal e fornecer uma alimentação adequada.

No Patas em forma, programa de controle de peso, medimos os valores de glicémia e efectuamos exame urinário nas primeiras consultas, precisamente para despistar esta doença.

Subscrição da
Newsletter
Receba todas as nossas novidades e notícias ao subscrever a newsletter!
Junte-se a nós
Facebook VetOeiras
 
 
Estrada de Oeiras, Nº 18 - 20, 2780-114 Oeiras
Tel.: +351 214 415 438
Fax: +351 214 416 099
design binário