Casos Clínicos
Uretrostomia Perineal

 

O João, felino com 6 anos de idade, foi-nos apresentado depois de ter estado internado noutra clínica e algaliado durante mais de duas semanas para tentar corrigir um quadro clínico de obstrução urinária por acumulação de cálculos vesicais. 
 
No exame clínico foi diagnosticada uma cistite purulenta com um espessamento brutal da parede da bexiga e, por esta razão, o João não conseguia urinar porque a urina estava muito espessa.
 
Decidimos fazer a marsupialização da bexiga com a colocação de um cateter de Foley através do qual se fazia a lavagem diária da bexiga. Após dez dias de lavagens e da administração de antibióticos foi retirado o cateter, na esperança de que já seria possível a micção normal. O João ainda conseguiu urinar normalmente durante dois dias mas depois ficou novamente obstruído.
 
Como a causa da obstrução foi a inflamação e posterior estreitamento da uretra, devido ao prolongado período de algaliação e infecção, optámos por recorrer a uma técnica cirúrgica que nos permite abrir a uretra, num segmento de maior diâmetro, directamente no períneo. Chama-se por isso Uretrostomia Perineal. Vamos ilustrar e resumir a técnica cirúrgica:
Os gatos inteiros são castrados durante a intervenção.
 
 
 
 

Neste caso ainda foi possível algaliar o João, o que facilita a identificação da uretra durante o procedimento cirúrgico. A cirurgia consiste na exteriorização do pénis até ao nível das glândulas bulbo uretrais e na abertura da uretra numa extensão de aproximadamente 1 cm.

 

                              

 

 

 

Depois desta incisão feita na uretra segue-se a sutura da mesma à pele do períneo. Esta é uma das fases mais importantes no sucesso da intervenção.

 

          

Subscrição da
Newsletter
Receba todas as nossas novidades e notícias ao subscrever a newsletter!
Autorizo receber newsletters.
Li e aceito a Política de Privacidade.
Junte-se a nós
Facebook VetOeiras
 
 
Estrada de Oeiras, Nº 18 - 20, 2780-114 Oeiras
Tel.: +351 214 415 438
Fax: +351 214 416 099
design binário
 

Aceda aqui ao Livro de Reclamações Electrónico