Casos Clínicos
Zara - Caso Hipotiroidismo

 

A Zara é uma cadela de raça indeterminada com sete anos de idade. Tinha uma história de obesidade “intratável” apesar de todos os regimes de dieta que já tinha experimentado.
 
Claudicações intermitentes nos membros anteriores que felizmente melhoravam com a administração de anti-inflamatórios.
 
A Zara passava muito tempo deitada e aparentemente sem muita energia.
Foi decidido fazer o controlo analítico dos parâmetros bioquímicos mais relevantes e verificou-se que o Colesterol estava a 520 mg/dl (o normal é entre 110 e 320 mg/dl). Confirmou-se a suspeita com o doseamento das hormonas T4 (Tiroxina) e TSH.
 
Este parâmetro no cão não tem a mesma importância nem a mesma conotação clínica que tem para o Homem uma vez que a aterosclerose “ainda” não assume papel preponderante na saúde dos nossos animais sedentários.
É sim uma das manifestações analíticas do Hipotiroidismo, que é uma doença endócrina provocada pela insuficiente síntese das hormonas da tiróide.
 
Os sinais clínicos mais comuns nesta doença são : letargia, intolerância ao exercício, pouca vontade para fazer exercício e tendência para engordar sem correspondente aumento de apetite. Estes sinais evoluem de forma gradual e lenta pelo que não são facilmente reconhecidos pelos donos.  Outra manifestação típica é uma alopécia do tronco e/ou da cauda (cauda de rato).
 
A Zara depois de começar o tratamento, que consiste na suplementação diária da hormona da tiróide, perdeu 8 Kg  e recuperou muita da alegria perdida no último ano.
 
É normal que os animais com Hipotiroidismo necessitem de tratamento para o resto da vida.
Subscrição da
Newsletter
Receba todas as nossas novidades e notícias ao subscrever a newsletter!
Autorizo receber newsletters.
Li e aceito a Política de Privacidade.
Junte-se a nós
Facebook VetOeiras
 
 
Estrada de Oeiras, Nº 18 - 20, 2780-114 Oeiras
Tel.: +351 214 415 438
Fax: +351 214 416 099
design binário
 

Aceda aqui ao Livro de Reclamações Electrónico