Casos Clínicos
Rutura parcial do ligamento cruzado anterior

A rotura do ligamento cruzado anterior do joelho é o problema ortopédico mais frequente no cão. É encontrado tanto em cães pequenos como em cães de raça grande.

 

Pode ocorrer de duas formas, rotura parcial e rotura completa. Pode ter origem traumática ou origem não traumática. Ao contrário do que acontece no Homem as roturas traumáticas são as menos frequentes.

 

As roturas parciais normalmente evoluem para totais como consequência da inflamação do joelho, enfraquecimento do ligamento e da alteração da biomecânica do equilíbrio de forças do joelho.

 

Por esta razão, quando é feito o diagnóstico de rotura parcial do ligamento cruzado anterior é recomendada a resolução cirúrgica o mais rapidamente possível para evitar a evolução para rotura total e desta forma minimizar os efeitos da instabilidade instalada no joelho. Os tratamentos conservadores com anti-inflamatórios e repouso melhoram a sintomatologia mas não evitam a progressão da osteoartrose nem a tensão e consequente rotura total do ligamento.

 

A técnica cirúrgica de eleição é o nivelamento da meseta tibial – “consagrada” internacionalmente com as inicias TPLO (Tibial Plateau Leveling Osteotomy).

 

Com esta cirurgia eliminamos o impulso cranial da tíbia e, desta forma, evitamos a progressiva tensão no ligamento cruzado evitando a sua rotura total. Também nas fases iniciais raramente há lesões do menisco pelo que este é sempre preservado intacto nas roturas parciais.

 

O caso que apresentamos é de uma rotura parcial do ligamento cruzado do joelho direito na cadela Duna, de raça Golden Retriever, fêmea com 34 kg.

 

Com 3 anos de idade começou com uma claudicação ligeira e intermitente que não resolveu depois de duas semanas de anti-inflamatórios.

 

A suspeita de rotura parcial aparece com as primeiras radiografias e foi realizada uma artroscopia que confirmou a suspeita.

Subscrição da
Newsletter
Receba todas as nossas novidades e notícias ao subscrever a newsletter!
Autorizo receber newsletters.
Li e aceito a Política de Privacidade.
Junte-se a nós
Facebook VetOeiras
 
 
Estrada de Oeiras, Nº 18 - 20, 2780-114 Oeiras
Tel.: +351 214 415 438
Fax: +351 214 416 099
design binário
 

Aceda aqui ao Livro de Reclamações Electrónico